Projetos como O CÃrculo da Matemática do Brasil e TIM Faz Ciência transformaram a vida de alunos da rede pública em 1.400 escolas de 240 municÃpios do paÃs. |
Mais de 185 mil crianças de escolas públicas de todo o país foram impactadas em 2015 pelos projetos O Círculo da Matemática do Brasil e TIM Faz Ciência, iniciativas do Instituto TIM. Fundado em 2013 com o objetivo de criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, o Instituto desenvolveu, ao longo do ano passado, 10 projetos com base em seus quatro pilares de atuação: Ensino, Inclusão, Aplicações e Trabalho, incentivando desde a formação de professores da rede pública até o empreendedorismo nas universidades. Um destaque de 2015 foi a ampliação de O Círculo da Matemática do Brasil, abordagem de ensino diferenciada da matemática criada por Robert e Ellen Kaplan, professores da Universidade de Harvard e voltada para crianças do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Além do modelo tradicional da iniciativa – aulas realizadas como atividades extras lideradas por educadores do projeto – o Instituto decidiu realizar também formações de professores das escolas públicas, para que utilizem a proposta com suas turmas regulares. Dessa forma, houve a capacitação de mais de dois mil professores em 23 municípios do país, beneficiando mais de 60 mil alunos.“Com a capacitação dos professores da rede pública, a abordagem do Círculo da Matemática passou a ser aplicada no dia a dia da sala de aula e não mais apenas no contraturno. O desempenho dos alunos que participaram do projeto em 2014 já foi surpreendente e, com essa ampliação, conseguimos envolver um número bem maior de crianças em todo o país, o que trará ainda mais resultados positivos”, afirma Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM. Já TIM Faz Ciência – proposta inovadora que convida professores e alunos do 4º e 5º anos a explorar operações intelectuais próprias à produção do conhecimento científico – acontece atualmente em 232 cidades, envolvendo 125 mil crianças e 4 mil docentes da rede pública. Só no ano passado, o programa promoveu 144 encontros presenciais de formação em todo o país e premiou cinco professores e uma representante de secretaria. Também no campo da educação, o Instituto TIM está levando a plataforma TIM Tec (mooc.timtec.com.br) – que oferece cursos livres voltados à educação profissional e tecnológica – a Institutos Federais de todo o país. Já são sete plataformas lançadas, em instituições do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Acre. Desde o lançamento do projeto, mais de 16 mil alunos já se cadastraram nos 17 cursos publicados, que também estão disponíveis para qualquer pessoa que se interessar pelos temas
Novidades
O ano de 2015 também foi marcado pelo lançamento de novos projetos. A parceria firmada com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) permitiu que o Instituto TIM passasse a financiar 50 bolsas de estudos no valor de R$ 1.200 por mês, durante quatro anos, para alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que conquistaram vagas em universidades públicas. Outro acordo importante foi formalizado com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com foco no projeto Fora da Escola Não Pode! – iniciativa de enfrentamento da exclusão escolar. Foi desenvolvida uma solução tecnológica que permitirá aos municípios identificar de forma mais simples e ágil quem são as crianças e adolescentes fora da escola utilizandoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O projeto está em fase piloto e passará a mapear crianças e adolescentes fora de sala em 19 cidades do país, já em 2016. Também foi realizada a primeira edição do projeto Academic Working Capital, iniciativa de apoio ao empreendedorismo, que colabora para que universitários em fase final de graduação criem produtos e negócios de base tecnológica a partir de seus trabalhos de conclusão de curso. Após receberem suporte financeiro, participarem de workshops de orientação em Negócios e receberem acompanhamento a distância, os estudantes apresentaram seus produtos em uma Feira de Investimentos em São Paulo. A edição de 2016 do AWC já está em andamento. Outro destaque foi o lançamento do edital inédito de apoio a iniciativas de museus e centros de ciência e tecnologia dirigidas a crianças de quatro a dez anos, em uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Mais de 200 projetos foram submetidos à avaliação e os selecionados serão anunciados em breve.
Cidades inteligentes
O Instituto TIM também avançou na proposta de desenvolver soluções tecnológicas livres para contribuir com a gestão pública e melhorar a vida dos cidadãos. Em 2015, foi lançada a primeira iniciativa utilizando a plataforma deZeladoria Urbana Participativa (ZUP) – sistema para a gestão de serviços e ativos urbanos nos municípios – em São Bernardo do Campo (SP). Em dezembro, a tecnologia também foi adotada nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Boa Vista (RR) e chegará a Florianópolis (SC) e ao Distrito Federal em 2016. Já o projeto Mapas Culturais, ferramenta que permite o mapeamento colaborativo de ações, agentes, projetos e espaços culturais e aprimora de forma significativa a gestão da cultura no Brasil, foi adotado nos estados do Ceará e Tocantins e nos municípios de Sobral (CE), Blumenau (SC), João Pessoa (PB), Santo André (SP) e São José dos Campos (SP), totalizando nove instalações em 2015 – os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul fizeram a implementação em 2014. O destaque foi o acordo de cooperação técnica assinado com o Ministério da Cultura, que incentivará a adoção da solução em todo o país a partir de 2016.
Sobre o Instituto TIM
Fundado em 2013, o Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Possui quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas livres; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico. Todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM são livres. Os projetos do Instituto TIM já envolveram mais de 300 mil pessoas em todo o país.
Colunista: Yin Yee CarneiroOutras notícias do mesmo colunista |
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